Todo procedimento técnico de restauração deverá seguir fundamentos e princípios básicos:

- Manter a originalidade, substrato e identidade histórica através de intervenções orientadas a estrutura do bem;

- As intervenções serão mínimas e pontuais, mantendo os valores estéticos e históricos da edificação;

- Empregar técnicas e materiais compatíveis aos originais, avaliando e observando o comportamento físico-químico dos mesmos. Também deve ser evitado materiais com agentes degradantes, bem como técnicas que coloquem em risco a edificação;

A empresa CIAPLAN atua no segmento de construção civil, com inúmeros empreendimentos, no entanto percebeu a necessidade da contratação de uma empresa especializada em restauração de edificações religiosas, para executar seu novo empreendimento, desta forma respeitando as leis básicas do restauro. Com isso houve uma ideia arrojada onde conciliaria a história com o contemporâneo, Edificado hoje no Residencial Tour Chapelle unindo o passado e o futuro.

EXEMPLOS DE RESTAURAÇÕES /INTERVENÇÕES TENDÊNCIAS MUNDIAIS, PASSADO E O CONTEMPORÃNEO

As passarelas metálicas projetada para a Pinacoteca traduzem a sutil transição entre o contemporâneo e o original.

Intervenção na igreja do antigo convento do século XVIII, convertendo em espaço cultural. Toda estrutura foi preservada, intervindo em acréscimo, com materiais distintos e bem caracterizados.

Convento_sant_francesc

Convento de Sant Francesc. Santpedor/Espanha.

MAPEAMENTO DE DANOS E A RESTAURAÇÃO

ESTRUCTURAL

interior_capela_la_paz

COBERTURA – TELHADO

ENTORNO

Capela_da_Paz_Entorno

A capela possuía a estrutura de fundação, baseada nas antigas capelas coloniais como imagem abaixo. As fundações antigas foram feitas em pedra assentadas sobre uma base de areia e pedregulhos, sobre essa estrutura tem uma em menor espessura feita em pedra e tijolos, chamada de “sóculo”. Depois é feita a parede em alvenaria de tijolos, mais fina. Este tipo de estrutura é chamado de “auto portante”. Com a execução da obra do edifício Tour Chapelle Residencial, o grande desafio para os engenheiros era manter a integridade da capela, principalmente a contenção da fundação da Igreja em função do rebaixamento do lençol freático para a construção do edifício.

Desta forma, para reforço da fundação, foram colocadas, estacas metálicas W200 X 26.6, transversalmente por baixo de toda a fundação em pedra existente da capela, formando uma espécie de “grade” que possibilitará que o solo logo abaixo da estrutura permaneça estável. O projeto de contenção também foi realizado por profissionais da empresa CIAPLAN e VITA Espaço Sagrado.

estrutura_Capela_La_Paz